sábado, 31 de maio de 2008

O silêncio...

"O SILÊNCIO FALA DENTRO DE SI O QUE O RUÍDO EXTERNO JAMAIS CONSEGUE, AINDA QUE EM GRITOS. NO ÍNTIMO DO SER SE ENCONTRA A ELOQÜÊNCIA DE TODA A VERDADE DE QUE NECESSITA À SUA SOBREVIVÊNCIA E EVOLUÇÃO, SOLIDAMENTE. POR FINO CONTRA-SENSO, JUSTAMENTE LÁ ONDE MENOS SE PROCURA. O SILÊNCIO INTERIOR SÓ SE ALCANÇA PELA TRANQÜILIDADE EMOCIONAL, PELO CULTIVO MEDITATIVO, PELA SERENIDADE PRÁTICA, TÃO DESCURADA, SENDO O ESTRESSE E TODA FORMA DE AGITAÇÃO O SEU PONTO DE ANTÍTESE, AVASSALADORES DO HOMEM CONSIDERADO MODERNO, QUE NÃO SUPORTA A SI MESMO NA QUIETUDE, QUE NÃO SABE ONDE ENCONTRAR A PAZ ADORMECIDA EM SI POR SI MESMO. PRATIQUEMOS O SILÊNCIO, SE QUISERMOS O NOSSO CRESCIMENTO, O NOSSO AMADURECIMENTO, ENQUANTO ESPÉCIE HUMANA, ENQUANTO INDIVÍDUOS DE UM MUNDO CONTRADITÓRIO, POR VEZES EM DECLÍNIO, E REVERTAMOS O QUADRO, A COMEÇAR PELO NOSSO SER INTERNO. MUDAREMOS O TODO, MUDANDO A NÓS, PRIMEIRAMENTE. EM SILÊNCIO, SOBRETUDO. EIS O SEU VALOR INCOMENSURÁVEL, TÃO SOLENEMENTE IGNORADO POR NÓS, PARA NOSSO INFORTÚNIO E ATRASO DA HUMANIDADE." (FMV, Escritos Esparsos, 2007, http://fmarcondesvelloso.blogspot.com)

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Fazendo o...

"FAZENDO O QUE DEPENDE DE NÓS, O MUNDO ESTARÁ SENDO MELHORADO. NÃO ACREDITANDO NO QUE FAZEMOS, TUDO O QUE NOS DIZ RESPEITO SERÁ AINDA PIOR, POR NOSSA PRÓPRIA FALTA DE EMPENHO. O TRABALHO DE CADA UM É O INSTRUMENTO PARA AS MUDANÇAS QUE QUEREMOS. AFINAL, O MUNDO EM QUE VIVEMOS TEM EXATAMENTE A NOSSA CARA." (FMV, Escritos Esparsos, 1991, http://fmarcondesvelloso.blogspot.com)

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Os homens...

"OS HOMENS ATUAIS TÊM, GROSSO MODO, SE CONSUMIDO UNS AOS OUTROS COMO OBJETOS DE UM GRANDE MERCADO, O MERCADO DAS ILUSÕES." (FMV, Escritos Esparsos, 1992, http://fmarcondesvelloso.blogspot.com)

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Diante de...

"DIANTE DE NÓS ESTÁ A CRISE ORIGINÁRIA DO FATO DE NÃO TERMOS AINDA ENCONTRADO A FRATERNIDADE DENTRO DE NÓS." (FMV, Escritos Esparsos, 1991, http://fmarcondesvelloso.blogspot.com)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Enquanto houver...

"ENQUANTO HOUVER VIDA, RECONSTRUIR É O QUE NOS COMPETE. O HOMEM, O PENSAMENTO, A MORAL, OS COSTUMES, A CONDUTA. O LAR, AS INSTITUIÇÕES, O CARÁTER, PARA QUE O CÉREBRO E O CORAÇÃO SE COMUNGUEM E A HUMANIDADE POSSA TORNAR-SE AO FINAL DIGNA DO ESTADO DE PLENITUDE DE QUE TANTO NECESSITA." (FMV, Escritos Esparsos, 2005, http://fmarcondesvelloso.blogspot.com)

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Os ideais...

"OS IDEAIS ELEVADOS SÃO ATINGIDOS POR MEIO DOS PEQUENOS ATOS, APARENTEMENTE INSIGNIFICANTES E QUASE SEMPRE DESPREZADOS POR GRANDE PARTE DOS HOMENS." (FMV, Escritos Esparsos, 1992, http://fmarcondesvelloso.blogspot.com)

domingo, 25 de maio de 2008

A vida...

"A VIDA ESTÁ SEMPRE A OFERECER UM NOVO TEMPO, UMA NOVA FASE, UM NOVO PLANO NA EVOLUÇÃO, UM NOVO MOMENTO NO INFINITO." (FMV, Escritos Esparsos, 1995, http://fmarcondesvelloso.blogspot.com)